Será que você está pedalando corretamente?
- Jess e Hai
- 12 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Sempre que passeamos pelas ciclovias da cidade, notamos como tem gente que pedala de uma maneira um tanto esquisita. Selins baixos demais, pernas tortas e calcanhares nos pedais são alguns exemplos. Para pequenas distâncias, o efeito pode não ser perceptível, mas mesmo assim, o seu corpo pode estar sofrendo. Com alguns ajustes, é possível melhorar a sua posição na bicicleta, tornando a experiência de pedalar - seja num passeio rápido ou por várias horas numa cicloviagem - muito mais prazerosa e eficiente.
1. Posição do pé no pedal
O pé deve estar posicionado sobre o pedal de tal maneira que a força exercida fique em cima das "almofadinhas" do pé (ossos do metatarso).

2. Altura do selim
Quando o selim está muito baixo, seus músculos terão que trabalhar mais e o joelho receberá maior impacto, fazendo com que a pedalada seja menos eficiente e possa causar lesões. Já um selim alto demais pode forçar o tendão de aquiles ou o nervo ciático.
Uma maneira rápida de verificar a altura correta é subir na bike, colocar o calcanhar na base do pedal e deixar o pedal na posição mais baixa, como indicado na foto (A). A sua perna deve ficar reta.
Dessa forma, quando o pé estiver posicionado corretamente sobre o pedal, o joelho ficará com um angulo de 25º a 30º (B).
"Ah, mas assim mal consigo encostar o pé no chão!" É isso mesmo. Ao parar de pedalar, o correto é ter que se levantar do selim, colocando o corpo para frente para firmar o pé no chão. Caso prefira, suba o selim um pouco a cada dia até se acostumar com a altura ideal.

3. Inclinação do selim
A regra geral é que o selim deve estar posicionado horizontalmente em relação ao solo. O importante é que os pontos de maior pressão ao pedalar sejam os ísquios, os dois ossinhos da bacia, e não os tecidos sensíveis. Se há formigamento, perda de sensibilidade ou dor nesses tecidos, durante ou após a pedalada, é necessário ajustar a inclinação ou talvez procurar outro selim. Alguns ciclistas preferem deixar o selim levemente inclinado para baixo, mas não muito para não ficar escorregando do banco.
4. Avanço ou recuo do selim/posição do joelho
É possível controlar o avanço ou recuo do selim em relação ao quadro. Essa medida afetará a distribuição do impacto entre o joelho e músculos da perna e também alterará os pontos de contato com o selim. Para evitar lesões, é necessário que a parte posterior do joelho esteja alinhada com o eixo do pedal. Para verificar isto, suba na bike, coloque o pé sobre o pedal da maneira correta (Veja o passo 1) e deixe o pedal na horizontal. Com o auxílio de uma vassoura ou régua grande, coloque uma ponta na parte posterior do joelho e outra no eixo do pedal, o utensílio deve ficar vertical. Confira na foto:

Aproveite as dicas e bom pedal!
Commentaires