top of page

Festival de chopes em São Pedro de Alcântara

  • Hai e Jess
  • 14 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Fazia tempo que não pegávamos a estrada e estávamos só esperando aparecer a primeira oportunidade. Foi quando ouvimos falar no festival de chopes em São Pedro de Alcântara, uma cidadezinha de colonização alemã a 40km de Floripa. Além dos chopes artesanais, a região também é conhecida por incentivar a prática do cicloturismo.


No fim de semana do festival, decidimos carregar as bikes e colocar o pé na estrada. Essa seria a primeira vez em que não acamparíamos na praia. Teríamos que achar algum cantinho para realizar o primeiro acampamento selvagem de verdade.

Como de costume, houve um pequeno atraso e saímos de casa já de tarde. O trajeto de saída da cidade não era mais novidade para a gente e só começou a ficar interessante quando deixamos a BR e entramos na SC-281, rodovia principal para subir às cidades da serra. Os últimos 15km traziam curvas em uma subida constante, até chegar aos 230m de altitude.


Nós estávamos um pouco relutante em enfrentar essas inclinações. Logo cansamos de pedalar e pensamos em empurrar as bikes, mas levaríamos horas até chegar ao fim do trajeto assim e já começava a escurecer. Colocando na marcha mais leve e mantendo uma cadência constante, fomos pouco a pouco aprendendo a respeitar nosso próprio ritmo de pedalada. Quando ficávamos muito cansadas ou a inclinação de um trecho era maior, descansávamos por uns minutinhos e depois subíamos na bike e continuávamos a pedalar. A dica é evitar ao máximo ficar em pé na bike.


Depois que aprendemos a controlar a ansiedade de tentar terminar logo uma subida, encarar morros longos ficou muito mais fácil. A pedalada parece um mantra, seu corpo se adequa àquela atividade e sua mente fica livre para pensar e refletir sobre os assuntos da vida, ou simplesmente ficar em branco.


Chegamos ao nosso destino já de noite. Não sabíamos onde passaríamos a noite e no escuro fica mais difícil julgar se o espaço é adequado/seguro para acampar. Encontramos um cantinho ali perto, ao lado do postinho de saúde da cidade, que estava fechado por ser um fim de semana.

Voltamos ao festival e curtimos a celebração da cultura alemã. Havia diversas opções de chopes de cervejarias locais. Durante a noite, até encontramos uma amiga que nos presenteou com chopes e churros e, mais tarde, nos visitou no nosso lar de 6m².

A noite foi super tranquila, sem nenhuma incomodação. Acordamos no outro dia, tomamos café e levantamos o acampamento.

Demos umas voltas no pequeno e bonito centro da cidade e no final da manhã começamos nosso retorno. Voltamos na metade do tempo que levamos para ir, afinal, para descer, todo santo ajuda.

Comments


CATEGORIAS

MELHORES POSTS

© 2016 por Bike Nomade

bottom of page