top of page

Como instalar e regular seus freios v-brake

  • Foto do escritor: Jess e Hai
    Jess e Hai
  • 26 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Há dois tipos mais comuns de freios para bicicleta: o freio a disco e o freio v-brake. Neste post, falaremos apenas sobre o freio v-brake, pois é o que utilizamos em nossas bikes. Além de ter uma manutenção mais simples, ele é mais barato que um freio a disco, e, quando bem regulado, é muito eficiente, principalmente em tempo seco. Em dias chuvosos, a distância de frenagem será maior, portanto, reduza a velocidade e acione os freios mais cedo e de leve.


Confira na imagem abaixo, as partes de um freio v-brake.


O funcionamento de um v-brake é simples. O manete de freio, ao ser acionado, puxa um cabo que se conecta ao braços do freio. Assim, a distância entre cada braço diminui, e as sapatas encostam no aro da bike, parando as rodas pelo atrito.


Um par de sapatas de freio comuns custa em torno de 10 reais e pode ser encontrado em qualquer loja de bicicleta pelo mundo. A borracha da sapata é gasta com o uso, sendo necessária a troca de tempos em tempos.


Verifique regularmente o quão gastas estão as sapatas da sua bike. Se estiverem desgastadas até que as ranhuras não estejam mais visíveis, elas devem ser substituídas. A foto a seguir mostra uma sapata nova e uma gasta.



Se seu freio ainda tem muito o que gastar, verifique também se ele está limpo e bem regulado. Sujeiras como barro e areia, que podem se acumular entre a sapata e o aro, também levam a um desgaste prematuro das peças. Ao apertar o manete do freio, as sapatas devem encostar no aro ao mesmo tempo e a bike deve frear quase que instantaneamente, sem fazer barulhos.


Instalação do freio e substituição das sapatas


1. Conecte o braço do freio na bike, utilizando o orifício central, e fixe o freio com o parafuso de instalação.

(Para a substituição das sapatas, solte o cabo de freio e retire as sapatas antigas utilizando uma chave allen de 5mm. Pule então para o passo 2.)

2. Confira o sentido de fixação das sapatas, elas vêm com marcações que sinalizam o lado (left ou right). Para prender a sapata no braço do freio, são utilizadas diversas arruelas e uma porca de fixação no final. Esse conjunto, permite a regulagem das sapatas em diferentes ângulos. É importante que a distância (A), destacada na figura abaixo, seja de 32mm ou mais. Para isso, dependendo da largura do quadro, da suspensão dianteira ou do aro, pode ser necessário trocar a posição das arruelas B (grossa e fina). Deixe as sapatas paralelas ao aro, sem encostar nos pneus. Com o manete de freio acionado, deixando a sapata contra o aro da roda, aperte a porca de fixação.

3. Passe o cabo do freio através da guia e pelo parafuso de fixação. Preste atenção para que o cabo fique posicionado entre a arruela e o braço, para que ele não seja danificado ao receber o aperto do parafuso. Ajuste a distância de modo que a folga entre as sapatas da esquerda e da direita e o aro seja de 2 mm no total e aperte o parafuso de fixação.


4. Verifique se cada sapata encosta no aro ao mesmo tempo quando o freio é acionado, e se o espaçamento entre sapata e aro é de 1mm quando o freio não está acionado. Se isso não acontece, você precisará ajustar os parafusos de tensão da mola. Quanto mais apertado o parafuso, maior a tensão daquela mola, afastando o braço do aro.

Pronto! Agora gire a roda da bike e pressione a alavanca de freio algumas vezes para verificar se tudo está funcionando corretamente.

A primeira vez que você fizer seu próprio ajuste de freios pode ser um pouco demorada, mas, com a prática, tudo ficará mais fácil e rápido.


Comments


CATEGORIAS

MELHORES POSTS

© 2016 por Bike Nomade

bottom of page